"Análise da Eficiência Operacional dos Terminais de Contentores nos Portos de Moçambique"

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Todas as empresas quando são criadas estão preocupadas com a rentabilidade delas e o caminho para o seu alcance é através do aumento da produtividade dos meios e recursos utilizados na produção de qualquer output. Quanto maior for a produtividade dos meios utilizados maior será a eficiência e por conseguinte, maiores serão os resultados de qualquer unidade de produção e esta tornar-se-á mais competitiva em relação à concorrência. Para garantir a sobrevivência dos portos moçambicanos é necessário que sejam competitivos e foi por essa razão que a maioria destes portos foram privatizados. A prossecução da pesquisa é sustentada pelo método DEA – Data Envelopment Analysis ou Análise Envoltória de Dados, através dos seus modelos DEA-BCC e DEA-CCR, uma técnica que compara os terminais entre si, através de benchmarking e determina as ineficiências existentes no sistema. As conclusões desta pesquisa revelam que pela análise dos resultados pelo modelo DEA-CCR, que avalia a eficiência técnica e de escala, mostra que o terminal de contentores da Beira é ineficiente ao registar um índice de eficiência igual a 0,82 que é inferior a 1. A análise dos resultados pelo modelo DEA-BCC, que avalia a eficiência técnica, mostra que os três terminais são eficientes sob ponto de vista de gestão. Os resultados para ambos modelos, DEA-CCR e DEA-BCC revelam que os três terminais estão a operar com recursos (inputs) sobredimensionados para os níveis de produção registados em 2015. O sobredimensionamento de inputs sugere oportunidades de melhoria ou aproveitamento para alcançar níveis mais altos de produção. Esta pesquisa poderá auxiliar os gestores de cada terminal no planeamento de inputs e outputs, quer sob ponto de vista do dimensionamento da infraestrutura, quer da previsão dos outputs a médio e longo prazos.

 

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